Cursos avançados 2° semestre 2024
A especialização que faz a diferença na sua carreira
oportunidades para você aprimorar o seu conhecimento em reprodução humana assistida
Ao final deste curso o aluno será capaz de conceituar sobre planejamento estratégico e sua operacionalização do consultório e dos serviços de saúde. Definir tendências de mercado. Planejar Marketing e a experiência do paciente. Elaborar e implantar um sistema de gestão da qualidade, avaliando resultados para conversão de melhorias contínuas.
Área do conhecimento:
Medicina especializada em Reprodução Humana Assistida
Público:
Profissionais da área de saúde (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, dentistas, biomédicos, biólogos, administradores e outros profissionais da saúde) que atuam ou pretendem atuar na área da gestão da qualidade e segurança do paciente.
Coordenação:
Christina Morishima
Biomédica, mestre em ciências da saúde pela UNIFESP, especialista em Reprodução Humana pelo antigo Hospital Pérola Byington.
prof. marcello portela
Experiência em Planejamento Estratégico, Inovação, Gestão de Marketing e Comunicação, com formação em Publicidade pela FAAP, MBA em Gestão Empresarial pelo Insper.
Duração
11 encontros
6 encontros de Gestão Estratégica
5 encontros de Gestão da Qualidade
Carga horária
44 horas
(sextas-feiras,
das 19h às 21h).
Modalidade:
Híbrido (presencial e transmissão on-line).
Curso Combinado
GESTÃO ESTRATÉGICA & GESTÃO DA QUALIDADE aplicados à medicina reprodutiva
Curso Modular
GESTÃO DE QUALIDADE
Curso Modular
GESTÃO ESTRATÉGICA
Pioneiro em especialização e pós-graduação em reprodução assistida no Brasil, área da medicina que mais cresce pelo mundo.
O Instituto Sapientiae iniciou os CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA (RHA) no ano de 2003. Até 2022 participamos no processo de formação de 984 profissionais: sendo 539 embriologistas, 212 médicos, 9 enfermeiros, e 224 residentes, que atuam em diversos centros pelo país.
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Conteúdo
Ao final do curso o médico será capaz de discutir temas contemporâneos e robustos. Terá adquirido a capacidade de discutir possíveis casos clínicos compartilhados. Aprender, desenvolver e atualizar tópicos relevantes na prática clínica aplicadas às técnicas de reprodução assistida.
Objetivo geral:
Conceituar sobre planejamento estratégico e sua operacionalização do consultório e dos serviços de saúde. Definir tendências de mercado. Planejar Marketing e a experiência do paciente. Elaborar e implantar um sistema de gestão da qualidade: desenvolver e implementar processos de qualidade, avaliar os resultados mediante normas e princípios, gerenciando riscos e avaliando resultados para conversão de melhorias contínuas.
Objetivo específicos:
Gestão Estratégica:
Planejar, desenvolver e aplicar estratégias de comercialização dos serviços de saúde em mediante análise de tendências de mercado.
Gestão da Qualidade:
Elaborar, desenvolver e implantar estratégias focadas em eficácia, eficiência e efetividade entendendo os órgãos reguladores vigentes.
CORPO DOCENTE
O corpo docente é composto por especialistas, mestres e doutores em suas áreas de atuação, focados em proporcionar um panorama completo da genética reprodutiva diante da prática clínica promovendo o networking e troca de experiência - benchmarking.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Confira abaixo o conteúdo do curso.
Gestão Estratégica
Aula 01
A Reprodução Humana
Fundamentos de Estratégia
A Definição do Negócio
Aula 02
Estratégias Competitivas
Inteligência de Mercado (Business Inteligence)
Processo de formulação de estratégias
Fundamentos do Marketing
Planejamento do Marketing para centros de reprodução humana assistida
Aula 03
O paciente e sua jornada
Planejamento de ações de marketing baseadas na jornada do paciente.
Mídias Sociais
Gestão de Risco e compliance
Aula 04
Tecnologia e Inovação
Definição de KPIs
Alinhamento estratégico
Execução da estratégia
Aula 05
Variabilidade econômica
Gestão de Crise
Caso prático 1 – desenvolvimento de portfólio e novos serviços
Aula 06
Caso prático 2 – reflexão sobre os aprendizados
Caso prático 3 – parcerias comerciais
Gestão de Qualidade
Aula 01
Definição de objetivos
Leis e regulamentações
Normas e princípios
Definição de fatores críticos
Aula 02
Relação cliente-fornecedor
Satisfação do cliente
Jornada da Paciente
Formação de equipes
Aula 03
Satisfação do colaborador
Segurança do trabalho
Biossegurança
Mapeamento dos processos
Aula 04
Definição dos indicadores de performance
Melhorias de processos
Documentação dos processos
Ferramentas de gerenciamento da qualidade
Aula 05
Discussão de melhorias de processos
Curso Combinado
GESTÃO ESTRATÉGICA & GESTÃO DA QUALIDADE aplicados à medicina reprodutiva
Curso Modular
GESTÃO DE QUALIDADE
Curso Modular
GESTÃO ESTRATÉGICA